Mutualismo é definido como a interação entre duas espécies que se beneficiam reciprocamente. Atualmente, as relações mutualísticas são vistas como um caso de exploração recíproca, em que os ganhos superam os custos, havendo um benefício líquido para todas as espécies envolvidas.

Palmer e colaboradores (2008) mostraram que a presença de grandes mamíferos da savana africana interfere no mutualismo acácia-formiga. As acácias são grandes árvores da savana, e são usadas como alimento por girafas e outros mamíferos. Estas árvores são habitadas por diferentes espécies de formigas, que se alimentam de néctar produzido pelas árvores e se abrigam em espinhos ocos que a árvore produz, facilitando a instalação de colônias de formigas. Os pesquisadores retiraram todos os grandes herbívoros de algumas áreas cercadas. Sem a pressão da herbivoria, as árvores reduziram os benefícios oferecidos para as formigas, e a espécie de formiga mutualista perdeu espaço para uma outra espécie, de comportamento mais agressivo. O resultado, contra-intuitivo, foi que a remoção dos mamíferos que consumiam as árvores teve um efeito negativo para as próprias árvores, por interferir na sua relação mutualística com formigas.
Propostas para o grupo
Proponha um modelo que descreva aspectos relevantes da dinâmica mutualística entre formigas e acácias.
Este modelo é capaz de reproduzir algum dos resultados da exclusão de herbívoros, como os relatados por Palmer et al. (2008) ?
Dicas
- Mesmo modelos simples podem ser muito reveladores. Comece sempre pelos modelos mais simples, com menos equações e menos parâmetros, e com as premissas mais parcimoniosas.
- Mesmo um modelo que não considere a dinâmica populacional dos grandes herbívoros pode revelar vários aspectos importantes da dinâmica do mutualismo sob maior ou menor pressão de herbivoria. Considerem utilizar um modelo como este.
Referência
Palmer, T. M., Stanton, M. L., Young, T. P., Goheen, J. R., Pringle, R. M., & Karban, R. (2008). Breakdown of an ant-plant mutualism follows the loss of large herbivores from an African savanna. Science, 319(5860), 192-195.