Facilitação é a interação entre espécies que beneficia pelo menos uma delas, e não causa prejuízos a nenhuma das espécies envolvidas. Este projeto aborda a facilitação entre duas espécies de plantas em um deserto. Nestes ambientes áridos, é comum o que chamamos de “plantas – cuidadoras” (nurse plants), que beneficiem as plantas menores que crescem na sua vizinhança. A presença das plantas cuidadoras maiores modifica o micro hábitat do entorno (p.ex. pelo sombreamento e aumento da umidade do solo), o que aumenta o recrutamento, sobrevivência e crescimento de plantas jovens de outras espécies.
Saguaro e Palo Verde
No deserto de Sonora é comum ver o cacto saguaro (Carnegia gigantea) crescendo sob as copas de algumas árvores, como o palo verde (Cercidium microphyllum), onde a germinação e crescimento dos saguaros jovens é facilitada. No entanto, os cactos passam a competir com as árvores que as abrigam, à medida que crescem.

Propostas para o grupo
O artigo de McAuliffe (1984), que descreve um sistema Saguaro-Palo verde particular, e indica outros estudos similares. Use as informações destas fontes para propor um modelo para a dinâmica populacional dessas duas espécies de plantas, que leve em consideração como a interação entre elas muda com o desenvolvimento do cacto, e outros aspectos relevantes do sistema.
Dica
Mesmo modelos simples podem ser muito reveladores. Comece sempre pelos modelos mais simples, com menos equações e menos parâmetros, e com as premissas mais parcimoniosas.
Referências
McAuliffe, J. R. (1984). Sahuaro-nurse tree associations in the Sonoran Desert: competitive effects of sahuaros. Oecologia, 64(3), 319-321.
Callaway R. M. & Walker, L. R. (1997) Competition and facilitation: a synthetic approach to interaction in plant communities, Ecology, 78: 1958-1965 (1997). (Revisão sobre facilitação em plantas).